terça-feira, 16 de junho de 2009

VISITA À IGREJA ORTODOXA

"No século passado tivemos duas grande figuras: o Papa Paulo VI e o Patriarca de Constantinopla Atenágoras I. Eles retiraram a mútua excomunhão que havia entre as duas Igrejas"






No último dia 08 de junho, os seminaristas do Seminário Diocesano São José, juntamente com o reitor Padre Alexandre, impulsionados pela Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, visitaram a Igreja Ortodoxa da cidade de Guaxupé, que tem como pároco Padre José Elias.







Além de explicar sobre o espaço da Igreja, como a Iconóstase, que é a parede onde se localizam os ícones de Jesus, da Mãe de Deus e dos santos, que separam a nave do Santo dos Santos, bem como sua presença na cidade de Guaxupé, padre José Elias explicou também sobre o rito e o que os católicos romanos e ortodoxos têm em comum como, por exemplo, a oração do Credo Niceno-Constantinopolitano. Relembrou também um fato marcante para as duas Igrejas: a retirada da mútua excomunhão em 1965, pelo então Papa Paulo VI e pelo Patriarca Atenágoras I. {ver foto}













Após um bom tempo de conversa, o encontro terminou com um gesto muito bonito. Padre José Elias, mostrando seus paramentos, disse que eram para o sacerdote, “sinal da graça com a qual Deus o reveste” e pediu para que o reitor do Seminário os vestisse.










Em retribuição por tão grande momento que foi todo o encontro, padre Alexandre ofertou, em nome de todo o Seminário, um ícone, que foi acolhido com muito carinho e depositado na Iconóstase.














Como disse padre José Elias, relembrando o trecho do credo Niceno-Constantinopolitano, não há uma Igreja Romana ou Ortodoxa, mas sim uma Igreja “Santa, Católica e Apostólica”.

Ao Padre José Elias, o agradecimento de todo o Seminário Diocesano São José.


Seminarista Silas de Oliveira
2º ano de filosofia

Um comentário:

  1. Ao pe Alexandre .. que o Senhor lhe dê muita saúde para continuar a formar os sacedotes sem a ferida que dividiu o corpo mistico de Cristo ( a igreja) que possamos caminhar rumo a comunhão plena com as igrejas orientais e restaurar a unidade para que possamos professar unidos o nosso depósito de fé.
    Jorge S.Caetano do Sul

    ResponderExcluir

VINDE A MIM

VINDE A MIM
e Eu vos aliviarei (Mateus 11, 28-30)