terça-feira, 16 de junho de 2009

Sagrado Coração de Jesus

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa Nova”.

(Lc 4,18)



No dia 19 de junho, a Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus que ao longo dos tempos, teve vários nomes e expressões diferentes. Sempre existiu a devoção ao Coração de Jesus, que foi seguida e promovida por beneditinos e franciscanos durante os séculos XI e XII.


Séculos depois, João Paulo II, em sua carta, Dives in Misericordia (Deus rico em Misericórdia), nos fala que “a Igreja professa, de modo particular, a Misericórdia de Deus e a venera, voltando-se para o Coração de Cristo”. E explica que, quando nos aproximamos do Coração de Cristo, descobrimos n’Ele o Amor Misericordioso do Pai. Entendemos ainda que a missão principal de Jesus, aqui na terra, foi revelar este amor de bondade e Misericórdia de Deus.



A ação do Espírito Santo, em Jesus, aparece na força de suas palavras. Jesus não somente fala e da grandes lições sobre o Espírito Santo, mas nos faz ver que recebe e acolhe a plenitude do Espírito Santo que O guia em sua vida e ação.


Também neste dia inicia-se o Ano Sacerdotal por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura de D’Ars, (São João Maria Vianney), que neste dia, será proclamado como padroeiro de todos os Sacerdotes do mundo.




Com o tema: “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote”, o Papa quer promover a espiritualidade sacerdotal e ajudar os Sacerdotes a perceber cada vez mais a importância do seu papel, de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.


Juntamente com todos esses acontecimentos, nossa Igreja particular, de Guaxupé, se reúne para “O dia de Oração pela Santificação do Clero”, com o intuito de rezar, partilhar a vida e colocar o Clero Diocesano em sintonia com a Igreja, para que ela seja cada vez mais unida, acolhedora e misericordiosa.



Neste dia de oração pela santificação do Clero, dirijamo-nos a Maria, Rainha dos Apóstolos e Mãe dos Sacerdotes. Confiemos a ela cada Sacerdote, para que sejam alimentados pela Palavra de Deus e testemunhas da caridade de Cristo.

JESUS, manso e humilde de coração,

fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!



Seminarista João Paulo de Pádua Santos
3º ano de Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VINDE A MIM

VINDE A MIM
e Eu vos aliviarei (Mateus 11, 28-30)